Revelações



A revelação (não, não vou falar de actos sobrenaturais, embora pareça) é sempre um acto de tensão!
Se não colocar o rolo no fundo, se não colocar as quantidades certas de revelador, se a calha não enrolar o rolo e estás sem luz... tem tudo para correr mal (e às vezes corre), mas é outro dos atractivos da fotografia analógica!


Tinha 3 rolos para revelar e, com a ajuda do P., lá os coloquei no "recipiciente"! O resto do processo resume-se a seguir as instruções (uma espécie de "next" analógico).
N.B.: um dia destes partilho a minha cábula!


A M. já vem connosco revelar e ampliar! E já faz natação (além da natação habitual).




Já há pessoas com portfólios completos (inveja) e eu ainda ando a convencer meio mundo a pousar para mim!
É giro ver as fotos dos outros, há projectos bastante interessantes.



As revelações correram bem !  Não ficámos a conhecer nenhuma verdade divina, mas as fotos ficaram impecáveis. Alívio! Até porque a primeira foto vai ser capa do DVD do documentário "Shiny Riders' World Travel"



Não se esqueçam que ainda há vagas para o próximo curso de fotografia analógica do NAF: Nível I - Introdução à Câmara Escura.

Algumas fotos:




Vila Real de Santo António - 10 de Dezembro de 2011


Na noite anterior tinhamos jantado cá e, pelo pouco que visitámos, achámos a cidade linda. Tão perto de onde estávamos e tão diferente! 

O Algarve tem disto, grandes contrastes. Sem dúvida que esta cidade, onde o turismo ainda não destruiu a simplicidade e a essência do lugar, me agrada muitíssimo mais por isso mesmo! Não resistimos e antes de passarmos a fronteira decidimos parar para a conhecer melhor.


Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido como Marquês de Pombal,  foi o homem responsável pela criação da cidade. Os edifícios foram construídos da mesma forma que os da Baixa Lisboeta, à base de peças pré-fabricadas que depois eram aplicadas no local, tornando a construção mais uniforme e célere.

A cidade desenvolvia-se numa malha urbana ortogonal perfeita, centrada na Praça Marquês de Pombal. Uma grande marginal percorria as várias centenas de metros que separavam o aglomerado urbano do rio Guadiana.

A nossa visita coincidiu com o dia de feira de antiguidades.
 



A praça central da cidade, tinha animação de Natal. Carroceis, rampas para escorregar com tapetes, comboios para os mais pequenos (e não só), coro infantil, bancas a vender artigos de Natal e produtos regionais. 






E estava cheia de gente, o que eu adoro! Crianças e pais divertidos, famílias a passear, turistas nas compras, esplanadas cheias... e estávamos nós numa dessas esplanadas quando vimos uma cara muito parecida com alguém que conhecíamos. Pensámos, não... não deve ser... Mais tarde percebemos que era mesmo, quando encontrámos o marido num dos bancos da praça. Small World!



Adorámos Santo António dos Cavaleiros, desculpem Vila Real de Santo António!!
Daqui, partimos para Sevilha, uns a conduzir, outras a ronhar (mas não atravessámos de barco).

Até breve!!



N.B: Atenção que os telemóveis mais astutos (fajutos?) conseguem roaming de uma operadora espanhola, ainda em Portugal.


Vik Muniz no CCB

O artista plástico e fotógrafo Vik Muniz tem no CCB uma retrospectiva com cerca de cem trabalhos.
O Natufo já me tinha dito que era espetacular e tinha mesmo razão.
A entrada é gratuita, por isso não têm desculpa para não ver!


Cada obra obriga-nos, primeiro, a afastar-nos para a compreender, depois, a aproximarmo-nos, para perceber de que é feita a obra. O Vik Muniz utiliza materiais quotidianos, como chocolate, lixo, papel, diamantes e até caviar para recriar paisagens mas também grandes nomes da fotografia e da pintura, como a "Mona Lisa" de Leonardo da Vinci, feita com geleia e manteiga de amendoim.


A gravidez desorienta as pessoas e a C. deve ter pensado o seguinte: "Eu não ouvi quando me chamaste. É que na maioria das vezes é para ficar à frente para ser uma fotografia discreta e agora era para sair. Fico confusa...", quando disse para se afastar que queria fotografar as pessoas.



Para as crianças a exposição tem outro atractivo, podem identificar os brinquedos utilizados em algumas obras.



Querem ideias para reciclar revistas:






Estava muita gente no CCB, o que é uma satisfação e uma chatice, porque não consegui mesa na esplanada do Jardim das Oliveiras.



No regresso a casa, ainda apanhámos o autocarro para percorrer apenas uma paragem, porque a grávida já não aguentava. Vivemos a um ritmo diferente, mas continuamos a passear!

A foto do Michael Jackson continua no cartão, se ela sair a foto do "apanhado em flagrante" também sai!

Não percam a exposição! Ao vivo tem um impacto diferente...

Algumas imagens: