Jardim Botânico da Ajuda - 8 de Janeiro de 2012


Bem cedo chegámos ao aeroporto. O B. ia para Sevilha e, embora seja por pouco tempo, nós queríamos estar lá para nos despedirmos. Pronto, esta é uma fase em que estou mais sensível e não consegui conter uma lagrimita.



Os que ficaram em terra foram até à Ajuda. Como ainda era cedo decidimos ir passear antes de almoço.


Estamos na Ajuda há tanto tempo e ainda não visitámos o Jardim Botânico!!?? É mesmo lá que vamos!!


Este é o jardim botânico mais antigo de Portugal. A sua história remonta a 1755, depois do terramoto de Lisboa, em que o rei D. José I transferiu a sua corte, dos arredores da capital para a Ajuda. Este local foi escolhido por esta zona não ter sido afectada aquando do terramoto.


O jardim dos aromas está um pouco desprezado. É pena!




O jardim tem uma excelente vista sobre o rio tejo e uma excelente exposição solar.




O J. estava entusiasmado com a variedade de plantas e flores. Até voltou a propôr à P. um canteiro de ervas aromáticas no Moinho. Eu acho excelente ideia!




É muito agradável para passear, trazer as crianças. Até existem workshops de jardinagem destinados aos mais pequenos e não só!





Descemos um pouco a calçada e fomos almoçar ao restaurante "Andorinhas". (a P. prefere sempre este, não tem estrela michelin mas serve).


5 comentários:

Luis Almeida disse...

Como tenho saudades desse espaço pois percorri muitas vezes esses locais destas belas fotos, quero dizer que esse pateo que focam penso que na terceira foto, ensaimos marchas populares, penso que o restaurante que falam seja "O Andorinhas", Ai que Saudades qualquer dia volto ai para ver como esta esse belissimo jardim embora leia que esta um pouco ao abandono que pena.
Muito obrigada por me matar as saudades e FELICIDADES PRA BEBÈ

Raimundinha disse...

Luis, o jardim é bastante bonito e valerá sempre a pena voltar a visitá-lo! E eu que moro aqui tão perto ainda não conhecia!
Sim, o Restaurante é "Andorinhas", já actualizei! Obrigada! =)

Luis Almeida disse...

Embora tenha saido daí a alguns anos ainda me lembro de alguns promenores como do Largo da Paz com essa taberninha que agora acho que é um café e mais à frente à uma loja de plasticos de um amigo meu que são brinquedos e plasticos e outras quinquilharias, os meus falecios país moraram ai nessa zona, a´por esse local um antigo salão de cinema que era o Salão Portugal e a Igreja da Memória no largo da Memória que bem bonita. Ai à diversos espaços bonitos para explorarem e continuarem a vossa reportagem fotografica pois por vossa causa estou a experimentar a LOMOGRAFIA
Felicidades

Raimundinha disse...

Todos esses locais que fala, eu reconheço-os e são-me bastante familiares porque moro nessa zona.
Só o antigo salão de cinema é que não estou a ver onde é!? Deve ser interessante!
Ainda bem que também gosta de Lomografia =) Nós adoramos!!

Unknown disse...

Obrigada
Vamos ver se me consigo explicar pelas fotos vossas No largo da paz voces subiam certo mas se fossem para baixo basta ir por qualquer rua ao fundo virar à esquerda e andar sencivelmente 50 metros e o antigo salão Portugal era ai mas acho que já sofreu obras de recuperação, agora não sei o que é na realidade mas era um edificio que parecia um Saloon de farwest adorava o local para as minhas bricadeiras e na minha adolescencia reparrei ai o meu Fiat 600D que foi o meu primeiro carro.
Os meus melhores cumprimentos