Évora - 7 de Dezembro de 2011


Depois de Montemor-o-novo, fomos até Évora passar o dia e foi bastante agradável (só não visitámos Santa Susana, mas esta lacuna há-de um dia ser colmatada).
Encontrámos logo um espaço público por onde passear.




Fomos à descoberta das ruas de Évora com os objectivos de descobrir a cidade na parte mais típica e encontrar um restaurante tradicional.




A escolha do restaurante foi feita aleatoriamente, mas não podia ter corrido melhor! Fomos à Adega do Alentejano e a carne de alguidar era ma-ra-vi-lho-sa ("suspiro")!


O funcionário é uma espécie de camaleão, a roupa tem o padrão dos atoalhados.



A decoração é típica sem ser exagerada.



Depois da refeição, voltámos a passear e descobrimos que no Teatro Garcia de Resende a criatividade é usada também em tarefas mais mundanas, como por exemplo: lidar com a matéria escrementícia das andorinhas:


Visitámos o Bairro da Malagueira, que é assinado por baixo (Siza Vieira)!





Ao procurámos pelo ex-libris de Évora, o Templo Romano de Évora (vulgarmente chamado de Templo de Diana), descobrimos a Biblioteca Pública de Évora (segundo as estatísticas, 60% das pessoas da Ajuda adora ler).





A envolvente (desculpem usar jargão que não é meu) do Templo Romano está em obras, mas as obras são necessárias para criar e preservar os espaços públicos!






Passeámos um pouco mais, lanchámos na praça do Giraldo (que é fantástica e estava cheia de gente nova) e depois ... depois conto-vos o depois!




Sem comentários: