Cidade da Cultura - 16 de Agosto de 2011


Olá Amigos!
Durante a nossa estadia em Santiago de Compostela, já tínhamos visto da "autopista" a silhueta, que nos suscitou muita curiosidade.

As sinaléticas que indicavam o caminho até lá estavam mal colocadas e eram escassas (desengane-se quem pensa que só em Portugal existe má sinalização...), entrámos em autopistas, saímos de autopistas, seguimos indicações que davam a lugar nenhum, entrámos numa rotunda subterrânea de um centro comercial, saímos, voltámos e entrar... enfim, uma aventura para encontrar a Cidade da Cultura.



É um complexo arquitectónico e cultural da cidade de Santiago de Compostela no Monte Gaiás, que reconcilia a conservação do património com a produção de conhecimento, investigação, criação e consumo cultural.

As obras de construção tiveram início em 2001 e está previsto terminarem em 2012. Contudo é possível visitar grande parte do complexo.


O arquitecto é Peter Eisenman. O conceito do projecto repõe a topografia da montanha, desenvolvendo uma nova silhueta no Monte Gaiás, composto por uma crosta de pedra dividido por intervalos naturais.

No interior do complexo existe uma exposição que explica o objectivo e o processo do projecto pelo arquitecto e através de maquetas e desenhos.





Começámos a caminhar no exterior e o que é pavimento transforma-se em rampa, a rampa começa a ficar com uma pendente cada vez maior e de repente estamos a caminhar na cobertura do edifício.





Bibliotecas são espaços que ambos gostamos de conhecer e visitar, mas não pelas mesmas razões (sim, os livros são para ler).
Esta é fenomenal, e como ainda não está em funcionamento e existem poucos livros, estivemos atentos à arquitectura.







Estávamos com sede e visitámos o bar, pedimos uma água e com grande simpatia ofereceram-nos um pequeno petisco, que tive de ser eu a provar.


Adorámos a garrafa. Ficava (fica) tão bem em nossa casa! (só mais tarde descobrimos que esta garrafa existe aos pontapés em Espanha, deve ser a garrafa da água do Luso de nuestros hermanos).




Até breve!
Algumas imagens:





Sem comentários: