Paris - Jour 9 - 11 de Março de 2011


O último dia em Paris foi passado com um ritmo mais calmo. Acordei tarde e, depois de um pequeno-almoço reforçado, visitei a Cinemateca Francesa (desta vez por dentro). Para meu azar, o Photomaton estava avariado (não bastasse o facto da exposição do Kubrik começar apenas 10 dias depois de eu partir).


A Cinemateca Francesa tem um dos maiores arquivos de filmes, documentários relacionados com o cinema e sessões diárias de uma variedade de filmes de todo o mundo.




O projecto foi concebido por Gehry Partners (Frank Gerhy) e Dominique Brad. O edifício segue em dois dos seus lados, a lógica do planeamento urbano de Haussmann, seguindo a linha dos edifícios adjacentes.
O alçado virado para o jardim, onde é a recepção, apresenta formas esculturais bastante características nas obras de Guerhy. Aqui são utilizados o calcário e o zinco.




O almoço de hoje já estava combinado, fomos ao japonês. Para lá chegar foi necessário percorrer quilómetros dentro da estação de metro de Châtelet (aqui passam 5 linhas diferentes).

Inicialmente a ideia não agradou a todos, mas com o aparecimento da comida nem se voltou a falar no assunto.



Estava tudo óptimo e até a sopa de cogumelos, à qual torci o nariz, tive de admitir que estava boa!





Fiquei mais atenta à marca Kikkoman, devido à associação do nome e pelos vários pedidos feitos em vão à empregada de mesa (houve quem se oferecesse para trabalhar no restaurante a troco de merchandising). N.B.:Kiko, cá em Portugal também existe essa marca, talvez aqui eles sejam mais simpáticos.


A minha viagem por Paris termina neste post mas a minha estadia ainda foi prolongada numa pequena cidade dos arredores. Em breve darei notícias.

Sem comentários: