Austerlitz - 14 de Abril de 2011


Estava eu ontem na minha mini-biblioteca (metade do acervo encontra-se na província) a escolher a próxima leitura, e o que eu gosto de escolher leituras, quando algo de maravilhoso aconteceu!
Antes de continuar, uma nota prévia: adoro livros! Comprar livros, lê-los, catalogá-los, folheá-los, recordar-me de coisas que fiz quando lia determinado livro (já Proust nos fala nisso, n'O Prazer da Literatura).
Voltando ao que me trouxe aqui, estava eu a escolher a próxima leitura, quando peguei no Austerlitz e comecei a folheá-lo. Deparei-me com esta página:


"Boulevard Auguste Blanqui", "Place d'Italie" e principalmente "Glacière", são as ruas que/onde vivi em Paris o mês passado e ainda esta semana falei nelas! E ali estavam aqueles nomes à minha frente!
Fantástico! ( isto deve ser o universo a querer dizer-me alguma coisa ... esperem! "Please, i nedd a slap"!!)

Descobri ainda os marcadores que o Simão usou quando lhe emprestei o livro. Asseguro-vos que ele é mais imaginativo que eu. Papeis da super-gorila, bilhetes de transportes públicos e talões de pagamentos de propinas são ideias geniais para marcadores.



Bem, para quem veio a este post devido à referência ao livro, e por respeito ao W. G. Sebald, tenho a dizer-vos que a edição é ilustrada e que estou a gostar da leitura.


Sem comentários: