Trienal Arquitectura Lisboa - Falemos de Casas - 2 de Janeiro de 2011



O Museu da Electricidade teve durante a Trienal de Arquitectura de Lisboa, 2 exposições em simultâneo:

Falemos de Casas: Projecto Cova da Moura - Concurso para Estudantes de Arquitectura e Arquitectura Paisagista (aquela malta que passa o dia a fazer desenhos e a brincar aos legos mas que mesmo assim trabalha mais do que outros arquitectos ditos de sistema).


A House in Luanda: patio and pavilion (estes concursos ficam mais pomposos em inglês. Tal como as reuniões ou meetings, como quizerem) - An International Architecture Competition for Luanda.



Não estávamos na Guarda mas parecia. Lá fora o nevoeiro convidava a visitar o museu.






Em relação às exposições, eu, que não percebo nada de bonecos e legos, achei o Projecto Cova da Moura bastante interessante. Aqui está um concurso que coloca os estudantes de arquitectura em contacto com a realidade. Uma componente cívica e social que não esperava.



A House in Luanda: patio and pavilion foi um concurso feito em colaboração com a Trienal de Luanda. Ideias para a construção de uma habitação unifamiliar, a custos controlados, para a cidade de Luanda. "Partindo de uma caracterização tipológica muito estreita, definida a partir das específicas necessidades de uma metrópole que tem 10 vezes o número de habitantes que idealmente poderia comportar, este concurso permitirá a criação de uma plataforma de discussão em torno do futuro urbanístico daquela cidade."



Por vezes tenho de "fazer fretes", mas não foi o caso. A exposição foi agradável e a companhia também.

Algumas imagens:




























Sem comentários: