Avante 2010 - 3 a 5 de Setembro de 2010

Raimundinha no Avante 2010

Olá Cyber-Camaradas!

Apesar de bussolas políticas distintas e de uma asa partida, lá fomos rumo à Quinta da Atalaia para a festa do Avante!

Uns já conheciam o espírito, outros vinham pela 1ª vez! É uma festa cultural e de música com a duração de 3 dias, realizada pelo Partido Comunista Português, onde os visitantes podem assistir a peças de teatro, ranchos folclóricos, grupos corais, dança e concertos de vários géneros musicais.

A Festa tem um pavilhão para cada distrito de Portugal, cada um com a gastronomia, artigos regionais e artesanato dessa região. Também existe a parte internacional, onde destaco a Moamba versão bifana de Moçambique, os Mojitos de Cuba e as Espetadas (que apenas cheirei) de Timor.



Quando cheguei ao recinto, os Deolinda estavam prestes a actuar. As suas musicas puseram todos a dançar.


Depois do wok invisível e de caminhar meio recinto, fomos jantar ao pavilhão de Portalegre onde o tabuleiro do vizinho foi bastante cobiçado.
Para rematar nada melhor do que uma deslocação ao pavilhão de Aveiro: ovos moles e pão de ló de ovar, para compensar o péssimo concerto do Pedro Abrunhosa.






Em Viana do Castelo experimentámos a carne e o bacalhau com broa (mas aqui não se tira as espinhas a ninguém, nem se desfaz o pão) e descobrimos um novo lugar no mapa, o Priol onde vai haver uma cerimónia celebrada pelo sr. Prior.


Ao fim da tarde o comício estava animado, estavam lá pessoas de todas as idades e a Internacional, que afinal é a Carvalhesa, fez saltar todos os camaradas do recinto.
A tarde terminou com uma fila furada, cristas de galo e moscatel de Vila Real.




Não assistimos ao Pavarotti & Friends português e acabámos no trânsito da 25 de abril (para não nos esquecermos que estávamos no "sítio onde são feitos os sonhos").

Em breve voltarei para divulgar mais sobre as minhas férias!

1 comentário:

Anónimo disse...

Só tenho uma coisa a apontar... a Internacional não é a Carvalhesa. A Internacional é como se fosse o hino do PCP. A carvalhesa é o hino da festa do Avante! não confundir.