"Na Superfície" - 5 e 6 de Maio de 2010



Olá ciber-viajantes! Desloquei-me ao Porto para um Congresso e aproveitei para (re)visitar a cidade (mas sobre esta visita falarei no próximo post).

O Seminário Internacional "Na superfície: imagens de arquitectura e espaço público em debate" teve como objectivo promover uma reflexão alargada em torno das imagens de arquitectura e espaço de cidade através de um Congresso e Workshop de âmbito interdisciplinar. Reflectiu-se sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital.

O evento organizado pela Faculdade de Arquitectura da U. Porto, contou com diversas sessões de especialistas integrando no seu elenco diversas pessoas ligadas ao mundo da fotografia e da arquitectura com grande prestígio Internacional.

O problema inicial foi estar na Faculdade de Arquitectura da U. do Porto às 9h da manhã. Acordei antes das galinhas, apanhei dois taxis e um Alfa Pendular e consegui chegar a horas.



A organização do Congresso foi exemplar. As apresentações decorreram durante dois dias e foram antecedidas por uma introdução feita pelos Comissários do evento: Pedro Leão Neto e Pedro Bandeira.



Sobre as apresentações:
Manuel Graça Dias falou da cidade, do espaço viário construído a pensar só nos carros e a sensibilização que é necessária para se voltar a valorizar o espaço público e as pessoas. Fez também uma sugestão genial de se criar o "Dia Europeu com Carros", na esperança que as pessoas se fartem do congestionamento automóvel, dos carros mal estacionados, da poluição, das apitadelas e do mau humor de alguns condutores...



Edgar Martins comentou a polémica das suas fotos no New York Times.



Christian Gaenshirt discutiu a possibilidade de fotografia ser um modo de arquitectura.



Descobri que a Faculdade de Arquitectura tem uma mascote. A Rosa:



A Faculdade é fantástica (basta dizer que está "assinado por baixo, Siza [B]ieira") e os coffee breaks serviram para disfrutar



Descobri algumas "particularidades" da faculdade.
Foi criado um acesso para quem quiser ir fazer qualquer coisa para a mata:



E o anfiteatro, que pode ser dividido em 2 espaços, tem uma racha no chão que permite a melhor circulação do ar (e não só!):



Brevemente conto-vos o resto da estadia no Porto! Até lá bons passeios...

Alguns Links:
Na Superfície
Manuel Graça Dias
Contemporanea Lda
Edgar Martins

Algumas imagens:


















Sem comentários: