Joana Vasconcelos no CCB - 7 de Março de 2010



Inaugurada no dia 1 de Março no Museu Colecção Berardo/CCB em Belém, a exposição retrospectiva de Joana Vasconcelos, intitulada "Sem Rede", dá a conhecer algumas das mais famosas peças como «A Noiva», o lustre feito com vinte mil tampões higiénicos, o sapato de tachos ou o espectacular «Sr. Vinho», um garrafão enorme feito em ferro forjado, peça já muito polémica na zona Oeste.



Gostei particularmente da peça «Coração Independente», feito de talheres de plástico translúcido pendurado no tecto de uma sala completamente negra e como fundo o fado de Amália Rodrigues.



O roadmovie que Joana Vasconcelos fez num triciclo motorizado, de Lisboa a Fátima, na véspera de um 13 de Maio está patente, bem como o dito veículo.

A obra www.fátimashop é uma paródia (à presença da imagem da Virgem em muitas casas portuguesas) do folclore nacional, com as suas nossa senhoras fosforescentes.




A exposição é fantástica e garanto-vos que as obras ao vivo têm outro impacto (em alguns casos, como no labiríntico Jardim do Éden, até podemos/devemos interagir com as obras). Recomendo-vos vivamente.

Algumas imagens:


Sem comentários: