Escalades-Engordany - 29 a 31 de Dezembro de 2009



De Madrid, rumo a Andorra(Escalades-Engordany) sempre na espectativa de encontrar neve e ter de comprar umas correntes para o ainda (e sempre) 'mal assoado do ano'. Não foi necessário comprá-las, mas a viagem não foi fácil.
O caminho até ao destino era feito de curvas e contra-curvas, o nevoeiro e a chuva dificultavam a visibilidade e a estrada estava em péssimo estado, sem marcações nem guias (para alguns 'bota-abaixistas': afinal não é só em Portugal que existem coisas más! Existem coisas más em Portugal?).
Já agora, há um truque para quem queira ir para Andorra de carro. A saber: nas rotundas sigam em frente.

Neve havia apenas nos cumes das montanhas. A cidade com ruas cheias de comércio e espanhóis a fazer as últimas compras de 'Navidad' ou 'Nadal, conforme o idioma.
Eu não me fiz de rogada e fui também ver as lojas. Era impressionante que em cada loja, restaurante ou bilheteira de cinema havia sempre um empregado com um sotaque espanhol esquisito que logo percebia ser afinal mais um Português.



Cafés e restaurantes é que nem vê-los e os que haviam estavam lotados, como foi o caso do 'Sagardi', mas que à noite consegui que estivesse mais tranquilo.
É uma taberna conhecida pela sidra e pelos pinchos que vos posso dizer que são divinais (principalmente o de 'pasta de cangareijo' dito por um Português com sotaque do norte de Portugal/Catalão).
Contar-vos-ei mais à frente que esta taberna é também conhecida e apreciada por quem nos aconselhou as melhores tapas em Barcelona (uma estrela do rock nacional, ex-músico dos Del Fuego).

Um alerta final: os preços não são o que tanto se fala (mito urbano). Todas as lojas vendem perfumes, relógios, material fotográfico e electrodomésticos (só não vendem periquitos) a preços ligeiramente mais baixos que por cá (sim, cá, já me encontro por cá, ainda no fim-do-mundo, mas amanhã regresso à Ajuda que já tenho saudades daquela zona agradável de Lisboa (embora existam sempre zonas mais agradáveis, perto de circulares e eixos) e do meu papa-reformas (eu traduzia para castelhano mas fica para uma próxima).

Alguns links:
Sagardi
Caldea

Algumas imagens:








Sem comentários: